Aplicação de métodos e ferramentas da Qualidade no gerenciamento dos processos de contratações de prestações de serviços mitigando riscos contratuais.
Autor: Valdene Aparecida Moraes

As ferramentas da qualidade aplicadas no gerenciamento da rotina contribuem significativamente para o ótimo resultado das entregas, agregando valor com uma padronização das atividades e minimizando resultados indesejáveis.

O presente artigo aborda a importância da aplicação das ferramentas de qualidade para mitigação de riscos nos processos de gerenciamento de contratação de prestação de serviços.

Apresenta um caso real ao qual foi utilizado as ferramentas de qualidade em um contrato aplicado ao processo de beneficiamento de usina e a mitigação dos riscos contratuais nos processos após a aplicação das metodologias.

Os contratos de prestações de serviços ocupam lugar em quase todas as organizações, seja no âmbito de prestador de serviços ou como tomador (contratante).

Uma das grandes dificuldades nos processos de gerenciamento dos contratos surgem após as assinaturas das minutas contratuais, na ânsia de fechar as negociações pouco se preocupa com o detalhamento do escopo contratado, assim que as atividades são iniciadas, começam em muitos casos os desarranjos pois, durante as etapas de negociações não foram identificadas as situações que poderiam interferir no cronograma, riscos que na grande maioria resultam em pleitos que interferem diretamente nos prazos e nos custos dos contratos.

Para mitigar estes riscos, a utilização das ferramentas de gerenciamento da qualidade pode ser aplicada nos processos de pré e pós contratações de prestação de serviços auxiliando na identificação dos riscos e na gestão efetiva do contrato, afim de evitar o inadimplemento das obrigações do escopo contratado e atrasos nos projetos.

O contrato de prestação de serviços é constituído por duas partes, sendo bilateral, ou seja, o sujeito que fornece os serviços, e o tomador, que por alguma necessidade precisa dos serviços contratados.

Parece basicamente simples, mas na maioria das vezes essa relação pode ser conturbada caso exista divergência no escopo dos serviços contratados, gerando entendimentos divergentes, onde ambos procuram a melhor opção, que resulte em menor prejuízo.

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