O poder da comunicação assertiva para o desempenho dos despachantes no Gerenciamento de frota na mineração.
Autora: Tatiane Gonçalves Rodrigues

A tecnologia atingiu um patamar essencial nos processos de produção. Quando se fala em mineração, essa tecnologia é empregada em todas as esferas do processo, e os mesmos são conduzidos de forma a garantir qualidade e produção para o cliente.

Um dos setores mais complexos nesse contexto da mineração, é a operação de mina pois, envolve a extração do mineral em sua essência.

Essa extração é realizada com equipamentos de pequeno e grande porte que exigem um gerenciamento dinâmico e em tempo real para que seus indicadores sejam confiáveis e tratados para a melhoria contínua do processo.

Esse gerenciamento, é realizado por meio de um software específico, monitorado por técnicos de sala, mais conhecidos como despachantes, que atuam de modo a garantir a melhor performance possível conforme os diversos cenários que envolvem a rotina operacional da mina.

A comunicação neste processo é essencial para um bom desempenho e garantia de uma execução confiável e dentro das especificações e requisitos de planejamento, uma simples troca de informação errada pode causar danos irreparáveis para a organização, além dos desconfortos gerados.

A comunicação é primordial em qualquer situação, mas, nem sempre o que se pretende transmitir é o que realmente se transmite. Cada pessoa tem uma forma diferente de ver o mundo, e geralmente tende a interpretar a informação conforme a perspectiva criada.

Em um ambiente organizacional, é fundamental que essa parte seja tratada com a devida importância pois, envolve diretamente a saúde mental dos empregados, com a geração de conflitos e desgastes desnecessários, quando não gerenciada de forma adequada.

Nesse contexto, este artigo visa apresentar a importância da comunicação assertiva na sala de controle, área responsável por monitorar e controlar os indicadores operacionais de produção.

Os profissionais envolvidos são os Despachantes, que são responsáveis pelo gerenciamento de equipamentos na mina e têm como principal função a elaboração de estratégias com o time de campo, de modo a otimizar a frota de equipamentos conforme o cenário atual.

São os responsáveis pela interface entre as áreas, e englobam toda a tomada de decisão, cada uma com alto potencial de ganho ou perda para o processo. É uma área que envolve muita troca de informação e uma comunicação de qualidade é essencial para que a decisão mais assertiva seja considerada.

Leia este artigo na íntegra
Acesse nosso blog para mais artigos.