Uma abordagem sobre as vantagens e desvantagens sobre o método Múltiplo de EBITDA.
Autor: Fabiano Gerolim Leone

O trabalho a seguir tem a intenção de fazer uma revisão bibliográfica dos métodos de avaliação de empresas utilizados em um processo de Valuation, que em sua tradução mais próxima significa o processo de valoração de empresas, tendo como objetivo específico avaliar o método de Múltiplos de EBTIDA destacando suas vantagens e desvantagens.

Segundo Martins (2001), a partir do início da década de 1990, a economia do Brasil experimentou transformações profundas acerca dos movimentos nos processos de fusões, aquisições, privatizações e internalização acentuada do capital internacional.

Isto se deve ao resultado da adesão do país a políticas que vislumbravam a abertura econômica e financeira em nível mundial. O movimento supracitado acirrou a competitividade entre as empresas num contexto global. Mediante tal acontecimento, nenhuma área contábil-financeira como a avaliação de empresas tem tido tanto escopo.

Porém, avaliar uma empresa não é uma tarefa fácil, além de ser subjetiva (MARTINS, 2001). A dificuldade então se apresenta pela existência de diversos métodos de avaliação de um empreendimento, os quais apresentam vantagens e limitações.

O valor é um tema complexo, porém os aspectos favoráveis e desfavoráveis das opções não dão credibilidade em definir que uma delas seja perfeita (MARTINS, 2001).

Conforme Costa (2021), o valor de uma empresa interessa tanto aos proprietários quanto a qualquer investidor capitalista que possa ter a intenção de participar do seu crescimento e desenvolvimento, seja na condição de credor ao fornecer capital de terceiros, seja na condição de acionista, fornecendo capital próprio.

Os proprietários precisam ter ideia da rentabilidade futura dos seus investimentos e quanto eles estão valendo naquele momento. Nesse sentido, as técnicas de avaliação econômica dos ativos se constituem na melhor maneira para precificação do valor das empresas.

Uma das metodologias mais utilizadas para se avaliar uma empresa é a de Múltiplos de EBTIDA sendo que um dos principais motivos está relacionado a capacidade de geração de caixa e, ainda dei, motivo pelo qual o múltiplo merece atenção.

Assim, é importante entendermos como ele é calculado e ainda o conceito de forma geral, Além do EBTIDA vamos conceituar o Enterprise Value ou Valor da Firma que complementa o cálculo do múltiplo.

Leia o artigo Uma abordagem sobre as vantagens e desvantagens sobre o método Múltiplo de EBITDA na íntegra.
Acesse nosso blog para mais artigos